Confira o Resumo da primeira Sessão Mirim do ano na Câmara de Vereadores de Apiúna, realizada nesta quarta-feira, dia 19 de março às 18:30.
Confira o Resumo da primeira Sessão Mirim do ano na Câmara de Vereadores de Apiúna, realizada nesta quarta-feira, dia 19 de março às 18:30.
A ausência de alguns vereadores mirins na sessão realizada nesta data ocorreu devido à lentidão no tráfego da BR-470, em Apiúna, causada por manutenções na via. Os reparos, que geraram retenções significativas, dificultaram o deslocamento dos vereadores mirins, impedindo sua chegada a tempo para participar plenamente da reunião.
- Leitura do Estatuto da Criança e do Adolescente
- Uso da Palavra: Secretária da Educação, Sra. Juliana Vanelli
MATÉRIA DA ORDEM DO DIA
INDICAÇÕES
Nº 05/2025, A vereadora que subscreve a presente, sugere ao Executivo, junto à Secretaria de Turismo, a troca das placas que indicam as rotas das comunidades e os pontos turísticos do interior. Justificativa: a escrita apagada dificulta a visão do motorista e não auxilia de forma adequada os turistas que passam pela nossa região.
Nº 06/2025, A vereadora que subscreve a presente, sugere ao Executivo, junto à Secretaria de Educação, a colocação de um ponto de ônibus, na avenida Florianópolis, acima da rua Lages. Justificativa: em dias chuvosos e dias muito quentes, os alunos ficam sem um lugar para esperar o ônibus.
Nº 07/2025, A vereadora que subscreve a presente, sugere ao Executivo, a colocação de um parquinho na localidade de Vargem Grande. Justificativa: os moradores solicitam a colocação de um parquinho para o entretenimento das crianças.
Nº 08/2025, A vereadora que subscreve a presente, sugere ao Executivo, junto a secretaria de educação, palestras sobre orientações para as crianças, abordando temas como exploração infantil, abuso sexual, bullying e acesso excessivo às telas. Justificativa: no mundo que vivemos hoje é muito importante falar sobre esses assuntos com as crianças, servindo como alertas e informando possíveis consequências.
Nº 10/2025, O vereador que subscreve a presente, sugere ao Executivo, junto à Secretaria de Esportes, a criação do Projeto Karatê para Todos. Justificativa: oferecer aulas gratuitas de karatê para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, seu objetivo principal é promover inclusão social, desenvolvimento de valores e incentivo à prática esportiva. As aulas poderiam ser realizadas 2 a 3 vezes por semana, divididas por faixa etária e nível de habilidade, com instrutores qualificados e em espaços públicos como centros comunitários e ginásios. O projeto contaria com parcerias para doação de quimonos e equipamentos com divulgação nas escolas e redes sociais. Podendo impactar pelo menos 50 crianças na fase inicial, melhorando o desempenho escolar, reduzindo comportamentos de risco e identificar talentos esportivos. A iniciativa visa fortalecer a comunidade e transformar vidas através do esporte, com o apoio da prefeitura e da sociedade.